domingo, 5 de dezembro de 2010

Nova tendência em educação

Introdução

          Essa nova modalidade de ensino que é A EAD requer especial atenção sobre dois aspectos, a mediação pedagógica e a capacidade do aluno desenvolver sua própria aprendizagem. A Educação não é mais unidirecional, a informação circula agora de forma bidirecional, colaborativa e interdisciplinar e as tecnologias quebram barreiras geográficas e temporais.
         Nesses aspectos volto o foco para a didática e pedagogia que essa modalidade exige. Observo que a clientela dessa modalidade é geralmente adulto e trabalhador que pode ser capaz de gerenciar sua própria aprendizagem.

Desenvolvimento

          A produção e implementação das mídias escolhidas, muitas vezes são colocadas   como   ponto negativo dessa modalidade, como por exemplo, o material     impresso que continua   importante mesmo   com as novas    tecnologias; pode e deve complementá-las; porém o seu potencial é limitado, muitas vezes vem com saltos na explicação do conteúdo e precisa de outro recurso para suprir as dúvidas, devido à linguagem está muito distante da realidade do aluno.
        Pode-se relacionar como ponto negativo, o professor que apresenta domínio de conteúdo, mas não apresenta domínio dessas novas tecnologias, as experiências em cursos presenciais não são suficientes para estabelecer uma didática adequada para o ensino da EAD que apresenta características próprias devido à relação indireta entre professor/aluno. Seria necessário investigar o contesto sociocultural e a realidade dos alunos matriculados por pólo.
          . Na comunicação   síncrona   os  estudantes  podem dispor de televisões,  telões, câmeras de vídeo e facilidades de áudio para receber as  aulas de   forma on-line e ao vivo, possibilitando a eles canais de comunicação mais direta com professores   e    tutores. A dependência   dessa tecnologia, também é um ponto negativo, onde podem surgi problemas nesses equipamentos e comprometer as aulas.

           A Necessidade de maior comprometimento do aluno, pois, para compensar a falta de aulas o curso exige uma grande quantidade de trabalhos complexos e discussões, se o aluno não se empenhar ele não absorverá o conteúdo e irá se prejudicar no curso.

            Como pontos positivos pode-se ressaltar a inclusão de pessoas com necessidades especiais, as redes de computadores o envio e busca de documentos hipermídia permitem o acesso a grandes quantidades de informação de maneira flexível e interativa, facilitando a exploração do conhecimento e o aprendizado. A Democratização do acesso ao ensino, que possibilitou pessoas que moram afastadas ou ainda aqueles que por algum motivo não podem se deslocar para os distantes locais das instituições de ensino, podem ter acesso as mesmas, maior flexibilidade de horários para os alunos acessarem a educação. A distância também pode ser vista como um ponto positivo da autonomia da aprendizagem, permitindo que o aluno assimile conhecimento no seu próprio ritmo.





Conclusões

     Os estudantes não são apenas responsáveis pela sua conexão, mas também devem contribuir com o processo de aprendizagem, deve ter atitude positiva em relação a sua aprendizagem, descobrir seus próprios caminhos assumindo responsabilidade pela aprendizagem, ser organizado, criativo.
    Criar sua própria oportunidade e prender a lidar com incertezas, fazer uso do conhecimento e tirar proveito dos seus erros.
     Por meio do envio de mensagens compartilharem o seu conhecimento com colegas de curso e tutores, pois nenhuma plataforma, sozinha, poderá contemplar todas as necessidades e idiossincrasias das instituições, dos projetos e cursos de EAD. 


Referências Bibliográficas

CAMPOS, Fernanda C.A., COSTA, Rosa M., SANTOS, Neide  Fundamentos da Educação a Distância, Mídias e Ambientes Virtuais – Juiz de Fora: Ed. Editar, 2007.
Dias, Reinildes, Bambirra, Raquel, Arruda Clímene Aprender a Aprender Metodologias de estudos autônomos –  Belo Horizonte, Ed.UFMG, 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu email para receber gratuitamente atualizações do blog