FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JORGE
FERRAZ
E S C O L A C L Ó V I S S A L G A D O
Jovem Empreendedor – preparado
para o futuro, hoje
Trabalho de recuperação final
DEUS te abençoe sempre
Nome:
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Nº.:
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Turma: 9ºano
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Nota:
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Disciplina: Matemática
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Professora: Diana D’Ark
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Data:
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ATENÇÃO: - Preencha os seus dados. - Use caneta esferográfica azul ou
preta. - Deixar os cálculos no verso da folha. - Não é permitido o uso de qualquer
corretivo. Favor entregar o T.A.Organizado.
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Questão 1
Mariana entrou na
sala e viu no quadro algumas anotações da aula anterior, parcialmente apagadas,
conforme a figura. Qual número foi apagado na linha de cima do quadro?
a) 11 b)
12 c)
13 d)
20 e) 2
Questão 2
Qual dos
seguintes gráficos representa uma parábola com vértice na origem?
a)
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b)
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c)
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d)
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e)
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Questão 3
Uma caixa d´água tem capacidade para mil
litros. Quando ela está com duzentos litros uma torneira dispara despejando
vinte e cinco litros de água por minuto. A fórmula matemática que relaciona a
quantidade de água na caixa y (em litros) em função do tempo x (em minutos) é
a)
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y = 25 + 200x
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b)
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y = 200
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c)
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y = 25x + 200
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d)
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y = 25 x
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Questão 4
Observe o gráfico abaixo.
O gráfico representa o sistema
a)
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b)
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c)
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d)
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Questão 5
Na função, use o
discriminante para decidir o número de vezes em que o gráfico da Função corta o eixo x. (a) O discriminante da equação é negativo e, portanto, o gráfico da função. Não corta o eixo dos x. b) O discriminante da equação é igual a zero e, portanto, o gráfico da função. Tangencia o eixo dos x. (c) O discriminante da equação é positivo e, portanto, o gráfico da função. Corta o eixo dos x em dois pontos. d) O discriminante da equação é zero e, portanto, o gráfico da função. Corta o eixo dos x em dois pontos.
Questão 6
Dada a
função, f(x) = 3x2 – 4x + 1 determine
se ela possui ponto de máximo ou
mínimo e as coordenadas desses
pontos. a) Observando a função, podemos afirmar que a = 3 > 0. Portanto, o gráfico da função é uma parábola com a concavidade voltada para cima. Isso implica que a função apresenta um ponto de mínimo absoluto. O ponto de máximo, que é o vértice da parábola, tem coordenadas: v(2/3,-1/3) b) Observando a função, podemos afirmar que a = 2 > 0. Portanto, o gráfico da função é uma parábola com a concavidade voltada para baixo. Isso implica que a função apresenta um ponto de máximo ab. O ponto de máximo, que é o vértice da parábola, tem coordenadas: v(2,3) c) Observando a função, podemos afirmar que a =- 3 < 0. Portanto, o gráfico da função é uma parábola com a concavidade voltada para cima. Isso implica que a função apresenta um ponto de mínimo absoluto. O ponto de máximo, que é o vértice da parábola, tem coordenadas:(-1/2,2/3) d) Observando a função, podemos afirmar que a = 9 > 0. Portanto, o gráfico da função é uma parábola com a concavidade voltada para cima. Isso implica que a função apresenta um ponto de mínimo absoluto. O ponto de máximo, que é o vértice da parábola, tem coordenadas:(3,2)
Questão 7
O
lucro de uma fábrica na venda de determinado produto é dado pela função L(x) = – 5x2 + 100x – 80, onde x representa o número de produtos vendidos e L(x) é o lucro a)o lucro máximo da fábrica será de R$ 820,00. b) o lucro máximo da fábrica será de R$ 480,00. a) o lucro máximo da fábrica será de R$ 420,00. a) o lucro máximo da fábrica será de R$ 620,00.
Questão 8
Assinale a
alternativa que corresponde à função de acordo com o gráfico. Escreva o ponto
de máximo ou de mínimo do gráfico e o valor máximo ou valor mínimo.
a) f(x)= y = x2 + 1 b) y = x2 + x c) f(x)= -x/2 + 2 d) f(x)=4x2 + x
Questão 9
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A nota que Tonico recebeu em Ciências é o
dobro da nota de Laís mais 3 pontos. Já a nota de Raul é o triplo da de Taís e
a mesma recebida por Tonico. A expressão que representa a relação entre as
notas desses alunos é
a)
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2x = 3x + 3 e x = 2.
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b)
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2x + 3 = 3x e x = 3.
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c)
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2x + 3x = 3 e x = 2.
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d)
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3x + 3 = 2x e x = 2.
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Questão 10
.A tabela abaixo mostra o número de horas que Lúcia
assiste à televisão em relação ao número de dias:
Indica-se por h, o número de horas, e por d, o número de
dias. A sentença algébrica que relaciona, de forma correta, as duas grandezas é
a)
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d = h - 2
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b)
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d = h . 3
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c)
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h : 3 = d
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d)
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h - 3 = d
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Questão 11
A sentença algébrica relaciona o número d de dias, e o
número h de horas trabalhadas por um sapateiro, por dia, para fazer uma certa
quantidade de sandálias. Supõe-se que o trabalhador produza a mesma quantidade
de sandálias por hora trabalhada.
Qual das tabelas abaixo expressa, de forma correta, a
sentença algébrica?
a
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b
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|
c
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|
d
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Questão 12
Entre as equações
abaixo, aquela que aceita o par ordenado ( 2, -3) como solução é:
a)
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2x - 3y = 0
|
b)
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3x + 2y = 0
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c)
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x + y = 0
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d)
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x + y = 1
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Questão 13
Qual dos gráficos seguintes representa a função de 1o
grau definida pela equação
y = - 4x + 2?
a)
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b)
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c)
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d)
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Questão 14
Qual é a equação do gráfico da função de 1o
grau representado abaixo?
a)
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y = 4x + 2
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b)
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y = 2x + 4
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c)
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y = -2x + 4
|
d)
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y = -0,5x + 4
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Questão 15
O saldo de contratações no mercado formal
no setor varejista da região metropolitana de São Paulo registrou alta.
Comparando as contratações deste setor no mês de fevereiro com as de janeiro
deste ano, houve incremento de 4 300 vagas no setor, totalizando 880 605
trabalhadores com carteira assinada.
Disponível em:
http://www.folha.uol.com.br. Acesso em: 26 abr. 2010 (adaptado).
Suponha que o
incremento de trabalhadores no setor varejista seja sempre o mesmo nos seis
primeiros meses do ano.Considerando-se que y e x representam, respectivamente,
as quantidades de trabalhadores no setor varejista e os meses, janeiro sendo o
primeiro, fevereiro, o segundo, e assim por diante, a expressão algébrica que
relaciona essas quantidades nesses meses é
a)
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y = 4 300x
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b)
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y = 884 905x
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c)
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y = 872 005 + 4 300x
|
d)
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y = 876 305 + 4 300x
|
e)
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y = 880 605 + 4 300x
|
Questão 16
O gráfico da parábola y = x ² – 5x + 9 é rodado de 180° em
torno da origem. Qual é a equação da nova parábola?
a) y = x 2 + 5x + 9
b) y = x 2 – 5x – 9
c) y = –x 2 + 5x – 9
d) y = – x 2 – 5x + 9
e) y = – x 2 – 5x –
9
Questão 17
Construa o gráfico de cada função polinomial do 2.° grau
abaixo, calculando as raízes, o ponto que a parábola cruza o eixo y e o
vértice da parábola. Faça uma tabela com esses valores. Se necessário
acrescente valores para x calculando o
y correspondente.
a) y = x ² – 2x + 1
b) y = – x ² + 1
Questão 18
As idades dos jogadores de uma equipe de futebol são:
22, 24, 27, 27, 25, 25, 25, 23, 24, 32, 28
1. Determine a média das idades.
2. Indique a moda.
3. Indique a mediana.
Questão 19
.A tarifa de
ônibus urbano em certo município, que era R$2,50, sofreu dois acréscimos, um de
6% no mês de novembro, e outro de 9% em agosto do ano seguinte. Qual passou a
ser a tarifa após os aumentos?
Questão 20
Após aumento
de 15%, o valor pago pela hora de acesso à internet em um café passou a ser
R$3,30. Qual era o valor cobrado em cada hora de acesso antes do aumento?
Questão 21
A equação x² - 10x + 25 = 0 tem as seguintes soluções em
Reais:
a)somente 5
b)somente 10
c)-5
d)5 e 10
Questão
22
Dada a expressão:
Sendo a = 1, b = -7 e c = 10, o valor numérico de x é
(A)
-5. (B)
-2.
(C) 2. (D) 5.
Questão 23
A função f, do 1° grau, é definida por f(x) =
3x + k. O valor de k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no
ponto de ordenada 5 é:
a) 1 b) 2 c) 3 d)5
a) 1 b) 2 c) 3 d)5
Questão
24
02.
Normalmente f(x) é representado pela letra y, como neste caso. Então uma função
também pode ser definida da seguinte forma y=0,5x+5.
Sabendo disto, sendo x=0 qual o valor de y
a)y=0
b)y=5
c) y=-5
d) y=1
Questão
25
Tendo a função: y=5x-1, qual
o valor de x, quando a ordenado for 0.
a)1/5
b)4
c)-1/5
d)0
Questão
26
. Represente graficamente a
função y=x+5
Questão
27
Chama-se função polinomial do 1º grau,
ou função afim, a qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da
forma f(x)=ax+b, onde a e b são números reais
dados. Na função f(x) = ax + b, o número a é chamado de
coeficiente de x e o número b é chamado termo constante. Dada a função
y=-3x+1.
Qual o valor de a e b
a) 3 e 1 b)2 e 1
c)5 e 1 d)-3 e
1
Questão 28
Quando colocamos gasolina no carro, o preço “y” que pagamos é dado em
função da quantidade “x” de litros que colocamos no tanque. Considerando que
o preço de um litro de gasolina seja R$2,15, qual é a fórmula matemática ou a
lei da função?
a)y=2 b)y=2x
c)y=2,5 d)y=2,15x
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Questão
29
Determine o zero da função F(x)=x-5
a)5
b)4
c)-5
d)0
Questão
30
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