FUNDAÇÃO EDUCACIONAL
JORGE FERRAZ
E S C O L A C L Ó V I S S A L G A D O
Jovem Empreendedor – preparado para o futuro, hoje
Trabalho de
recuperação-Final
DEUS te abençoe sempre
Nome:
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Nº.:
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Turma: 1ºano
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Nota:
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Disciplina: Matemática
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Professora: Diana D’Ark
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Data:
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ATENÇÃO: - Preencha os seus dados. - Use caneta esferográfica azul ou
preta. - Deixar os cálculos no verso da folha. - Não é permitido o uso de qualquer
corretivo. Favor entregar o T.A.Organizado.
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Questão 1
A figura abaixo representa o boleto de cobrança da mensalidade de uma escola, referente ao mês de junho de 2008.
Se M(x) é o valor, em reais, da mensalidade a ser paga, em
que x é o número de dias em atraso, então
a)
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M(x) = 500 + 0,4x.
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b)
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M(x) = 500 + 10x.
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c)
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M(x) = 510 + 0,4x.
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d)
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M(x) = 510 + 40x.
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e)
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M(x) = 500 + 10,4x.
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Questão 2
De acordo com o conjunto dos números Reais, determine o
valor de x na seguinte inequação produto:
(2x + 1) * (x + 2) ≤ 0.
a).
b)
c)
d)
Questão
3
Qual o número de diagonais de um
polígono com 10 lados.
Questão
4
Sendo o número de diagonais de um octógono o
quíntuplo do número de lados de um polígono, conclui-se que esse polígono é um:
a) triângulo
b) quadrilátero
c) pentágono
d)
hexágono
e)
heptágono
Questão
5
Considere as
seguintes proposições:
- todo quadrado é um losango; -
todo quadrado é um retângulo; - todo retângulo é um paralelogramo; - todo
triângulo equilátero é isóscele. Pode-se afirmar que:
a) todas são verdadeiras
b) Só uma é
verdadeira.
c) só uma é
falsa.
d) duas são
verdadeiras e duas são falsas.
e) todas são falsas.
Questão
6
O número
de diagonais de um polígono é o dobro de seu número n de lados. O valor de n é:
a) 5 b) 6
c) 7 d) 8 e) 9
Questão
7
Seu Silva deseja colocar azulejos numa parede
(de 4 m
por 2,7 m )
de sua cozinha, onde há uma porta (de 2,1 m por 80 cm ) e uma janela (de 1,2 m por 1,2 m ). Quantos metros quadrados de azulejo seu Silva precisa comprar?
a) 7,68 m² de azulejo.
b) 6,98m² de azulejo
c) 4,56m² de azulejo
d) 8,76m² de azulejo
e) 9,09m² de azulejo
Questão
8
Um terreno retangular de 9m de largura e 15m
de diagonal. A área deste terreno, em metros quadrados, é igual.
(A) 112
(B) 108
(C) 98
(D) 86
Questão
9
Para colocar
ladrilhos no piso de um salão retangular de 6,40 m por 9,60 m , um pedreiro comprou
ladrilhos quadrados de 20 cm
de lado. Calcule o número necessário de ladrilhos.
a)1.689
ladrilhos.
b)1.598
ladrilhos.
c)1.536
ladrilhos.
d)1.538
ladrilhos.
Questão
10
Em um
polígono o número de diagonais é igual ao quádruplo do número de lados. Quantos
lados e diagonais possui o polígono?
Questão
11
Resolva, de acordo com os
números Reais, a inequação quociente dada por
a) {x
Î R / 0 < x < 1}
b)
c)
{x Î R / x > 1}
d) {x
Î R / x ¹ 0}
e) {x
Î R / x < 0 ou x ³
1}
Questão
12
Sem construir gráficos,
responda às seguintes questões:
a) Os pontos (–1, 6) e
(1, –6) pertencem à reta que corresponde à função afim y = 6x + 12?
b) Se o ponto (k, 4)
pertence à reta de
c) Qual é o zero ou a
raiz da função afim dada por y = –9x + 21?
Questão
13
Observe
o gráfico abaixo.
O gráfico representa o sistema
a)
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b)
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c)
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d)
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Questão
14
Na
função, use o
discriminante para decidir o número de vezes em que o gráfico da Função corta o eixo x. (a) O discriminante da equação é negativo e, portanto, o gráfico da função. Não corta o eixo dos x. b) O discriminante da equação é igual a zero e, portanto, o gráfico da função. Tangencia o eixo dos x. (c) O discriminante da equação é positivo e, portanto, o gráfico da função. Corta o eixo dos x em dois pontos. d) O discriminante da equação é zero e, portanto, o gráfico da função. Corta o eixo dos x em dois pontos.
Questão 15
Dada a função, f(x) = 3x2 – 4x + 1 determine se ela possui ponto de máximo ou mínimo e as coordenadas desses pontos. a) Observando a função, podemos afirmar que a = 3 > 0. Portanto, o gráfico da função é uma parábola com a concavidade voltada para cima. Isso implica que a função apresenta um ponto de mínimo absoluto. O ponto de máximo, que é o vértice da parábola, tem coordenadas: v(2/3,-1/3) b) Observando a função, podemos afirmar que a = 2 > 0. Portanto, o gráfico da função é uma parábola com a concavidade voltada para baixo. Isso implica que a função apresenta um ponto de máximo ab. O ponto de máximo, que é o vértice da parábola, tem coordenadas: v(2,3) c) Observando a função, podemos afirmar que a =- 3 < 0. Portanto, o gráfico da função é uma parábola com a concavidade voltada para cima. Isso implica que a função apresenta um ponto de mínimo absoluto. O ponto de máximo, que é o vértice da parábola, tem coordenadas:(-1/2,2/3) d) Observando a função, podemos afirmar que a = 9 > 0. Portanto, o gráfico da função é uma parábola com a concavidade voltada para cima. Isso implica que a função apresenta um ponto de mínimo absoluto. O ponto de máximo, que é o vértice da parábola, tem coordenadas:(3,2)
Questão 16
Considere as
funções reais de variável real f , g e h definidas porÉ CORRETO afirmar que:
Questão 17
Escreva
o ponto de máximo ou de mínimo da função e o valor máximo ou valor mínimo.
a) f(x)= y = x2 + 1 b) y = x2 + x
Questão 18
|
Após várias
experiências em laboratório, observou-se que a concentração de certo
antibiótico, no sangue de cobaias, varia de acordo com a função y = 12x – 2x²,
em que x é o tempo decorrido, em horas, após a ingestão do antibiótico. Nessas
condições, determine o tempo necessário para que o antibiótico atinja nível
máximo de concentração no sangue dessas cobaias.
a)O tempo necessário será de 3 horas.
b)O tempo necessário será de 2
c)O tempo necessário será de 5 horas.
Questão 19
Nos gráficos a seguir, diga se o gráfico é
ou não de uma função de x.
a)
b)
c)
d)
e)
Questão 20
Entre as equações
abaixo, aquela que aceita o par ordenado ( 2, -3) como solução é:
a)
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2x - 3y = 0
|
b)
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3x + 2y = 0
|
c)
|
x + y = 0
|
d)
|
x + y = 1
|
Questão 21
Qual dos gráficos seguintes representa a função de 1o
grau definida pela equação y = - 4x + 2?
a)
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b)
|
|
c)
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|
d)
|
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Questão 22
Qual é a equação do gráfico da função de 1o
grau representado abaixo?
a)
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y = 4x + 2
|
b)
|
y = 2x + 4
|
c)
|
y = -2x + 4
|
d)
|
y = -0,5x + 4
|
Questão 23
O saldo de contratações no mercado formal
no setor varejista da região metropolitana de São Paulo registrou alta.
Comparando as contratações deste setor no mês de fevereiro com as de janeiro
deste ano, houve incremento de 4 300 vagas no setor, totalizando 880 605 trabalhadores
com carteira assinada.
Disponível em:
http://www.folha.uol.com.br. Acesso em: 26 abr. 2010 (adaptado).
Suponha que o
incremento de trabalhadores no setor varejista seja sempre o mesmo nos seis
primeiros meses do ano.Considerando-se que y e x representam, respectivamente,
as quantidades de trabalhadores no setor varejista e os meses, janeiro sendo o
primeiro, fevereiro, o segundo, e assim por diante, a expressão algébrica que
relaciona essas quantidades nesses meses é
a)
|
y = 4 300x
|
b)
|
y = 884 905x
|
c)
|
y = 872 005 + 4
300x
|
d)
|
y = 876 305 + 4
300x
|
|
|
e)
|
y = 880 605 + 4
300x
|
Questão 24
(OBMEP – RJ) O gráfico da parábola y = x 2 – 5x + 9 é rodado de 180° em torno da origem.
Qual é a equação da nova parábola?
a) y = x 2 + 5x + 9
b) y = x 2 – 5x – 9
c) y = –x 2 + 5x – 9
d) y = – x 2 – 5x + 9
e) y = – x 2 – 5x –
9
Questão
25
As alturas das
mulheres adultas que habitam certa ilha do pacifico satisfazem a desigualdade
|(h-123)/22|<1, em que a altura h é medida em centímetros. Então ,
a altura máxima de uma mulher dessa ilha, em metros, é igual a:
Questão 26
Dada a função f: IR
→IR definida por f(x) = |3 – x| + 4, calcule:
a) f(8)
b) f(-1)
a) f(8)
b) f(-1)
Questão 27
A
alternativa que representa o gráfico da função f(x) = |x +1| + 2 é:
Questão 28
As raízes da equação |x|2 + |x| − 12 = 0
a) Tem soma igual a zero;
b) São negativas;
c) Tem soma igual a um;
d) Tem produto igual a menos doze;
e) São positivas.
a) Tem soma igual a zero;
b) São negativas;
c) Tem soma igual a um;
d) Tem produto igual a menos doze;
e) São positivas.
Questão 29
Resolva em IR a equação |x| + 2|x – 2|| = 2
(A) {–2/3, 2/3}
(B) {2}
(C) {0, -2}
(D) {–1, –1/3}
(E) conjunto vazio
(B) {2}
(C) {0, -2}
(D) {–1, –1/3}
(E) conjunto vazio
Questão 30
||| x – 1 | – 3 | – 2 |
= 0,podemos afirmar que
A) ela não admite solução real.
B) a soma de todas as suas soluções é 6.
C) ela admite apenas soluções positivas.
D) a soma de todas as soluções é 4.
E) ela admite apenas duas soluções reais.
A) ela não admite solução real.
B) a soma de todas as suas soluções é 6.
C) ela admite apenas soluções positivas.
D) a soma de todas as soluções é 4.
E) ela admite apenas duas soluções reais.
Bom Trabalho!!!
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