sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

trabalho de recuperação final 1°ano


 

                                                                                                                                  

             FUNDAÇÃO   EDUCACIONAL  JORGE   FERRAZ

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Jovem Empreendedor – preparado para o futuro, hoje

Trabalho de recuperação-Final                                                                                              DEUS te abençoe sempre

Nome:
Nº.:
Turma: 1ºano
Nota:
 
 
Disciplina:       Matemática
Professora: Diana D’Ark
Data:
ATENÇÃO: - Preencha os seus dados.   - Use caneta esferográfica azul ou preta.  - Deixar os cálculos no verso da folha. - Não é permitido o uso de qualquer corretivo.  Favor entregar o T.A.Organizado.

 

Questão 1

A figura abaixo representa o boleto de cobrança da mensalidade de uma escola, referente ao mês de junho de 2008.


Se M(x) é o valor, em reais, da mensalidade a ser paga, em que x é o número de dias em atraso, então

 

a)
M(x) = 500 + 0,4x.
b)
M(x) = 500 + 10x.
c)
M(x) = 510 + 0,4x.
d)
M(x) = 510 + 40x.
e)
M(x) = 500 + 10,4x.

 

Questão 2

De acordo com o conjunto dos números Reais, determine o valor de x na seguinte inequação produto:

(2x + 1) * (x + 2) ≤ 0.

 

 


http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/Untitled-154.gif
 


a).


http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/Untitled-161.gif
 


b)


http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/Untitled-160.gif
 


c)


http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/Untitled-159.gif
 


d)

 

Questão 3

 Qual o número de diagonais de um polígono com 10 lados.

P = {n(n-3)\over 2}

Questão 4

 Sendo o número de diagonais de um octógono o quíntuplo do número de lados de um polígono, conclui-se que esse polígono é um:

 a) triângulo

 b) quadrilátero

 c) pentágono

d) hexágono

e) heptágono

Questão 5

Considere as seguintes proposições:

- todo quadrado é um losango; - todo quadrado é um retângulo; - todo retângulo é um paralelogramo; - todo triângulo equilátero é isóscele. Pode-se afirmar que:

 a) todas são verdadeiras

b) Só uma é verdadeira.

c) só uma é falsa.

d) duas são verdadeiras e duas são falsas.

 e) todas são falsas.

Questão 6

O número de diagonais de um polígono é o dobro de seu número n de lados. O valor de n é:

a) 5          b) 6           c)            7 d) 8            e) 9

Questão 7

 Seu Silva deseja colocar azulejos numa parede (de 4 m por 2,7 m) de sua cozinha, onde há uma porta (de 2,1 m por 80 cm) e uma janela (de 1,2 m por 1,2 m). Quantos metros quadrados de azulejo seu Silva precisa comprar?

 

a) 7,68 m² de azulejo.

b) 6,98m² de azulejo        

c) 4,56m² de azulejo    

d) 8,76m² de azulejo            

e) 9,09m² de azulejo

Questão 8

 Um terreno retangular de 9m de largura e 15m de diagonal. A área deste terreno, em metros quadrados, é igual.

(A) 112

(B) 108

(C) 98

(D) 86

Questão 9

Para colocar ladrilhos no piso de um salão retangular de 6,40 m por 9,60 m, um pedreiro comprou ladrilhos quadrados de 20 cm de lado. Calcule o número necessário de ladrilhos.

 

a)1.689 ladrilhos.

b)1.598 ladrilhos.

c)1.536 ladrilhos.

d)1.538 ladrilhos.

Questão 10

Em um polígono o número de diagonais é igual ao quádruplo do número de lados. Quantos lados e diagonais possui o polígono?

Questão 11

Resolva, de acordo com os números Reais, a inequação quociente dada por 

 

a)            {x Î R / 0 < x < 1}


 


b)

c)            {x Î R / x > 1}

 

d)           {x Î R / x ¹ 0}

 

e)           {x Î R / x < 0 ou x ³ 1}

Questão 12

Sem construir gráficos, responda às seguintes questões:

a) Os pontos (–1, 6) e (1, –6) pertencem à reta que corresponde à função afim y = 6x + 12?

b) Se o ponto (k, 4) pertence à reta de


c) Qual é o zero ou a raiz da função afim dada por y = –9x + 21?

 

Questão 13

Observe o gráfico abaixo.

0

O gráfico representa o sistema

 

a)
0
b)
0
c)
0
d)
0
 
[Maple Math]Questão 14
Na função,                                use o discriminante para decidir o número de vezes em que o gráfico
da Função corta o eixo x.
(a) O discriminante da equação  é negativo e, portanto, o gráfico da função. Não corta o eixo dos x.
 b) O discriminante da equação  é igual a zero e, portanto, o gráfico da função. Tangencia o eixo dos x.
(c) O discriminante da equação é positivo e, portanto, o gráfico da função. Corta o eixo dos x em dois pontos.
d) O discriminante da equação é zero e, portanto, o gráfico da função. Corta o eixo dos x em dois pontos.
Questão 15
Dada a função, f(x) = 3x2 – 4x + 1 determine se ela possui  ponto de máximo ou mínimo  e as coordenadas desses pontos. 
a) Observando a função, podemos afirmar que a = 3 > 0. Portanto, o gráfico da função é uma parábola com a concavidade voltada para cima. Isso implica que a função apresenta um ponto de mínimo absoluto. O ponto de máximo, que é o vértice da parábola, tem coordenadas: v(2/3,-1/3)
b) Observando a função, podemos afirmar que a = 2 > 0. Portanto, o gráfico da função é uma parábola com a concavidade voltada para baixo. Isso implica que a função apresenta um ponto de máximo ab. O ponto de máximo, que é o vértice da parábola, tem coordenadas: v(2,3)
c) Observando a função, podemos afirmar que a =- 3 < 0. Portanto, o gráfico da função é uma parábola com a concavidade voltada para cima. Isso implica que a função apresenta um ponto de mínimo absoluto. O ponto de máximo, que é o vértice da parábola, tem coordenadas:(-1/2,2/3)
d) Observando a função, podemos afirmar que a = 9 > 0. Portanto, o gráfico da função é uma parábola com a concavidade voltada para cima. Isso implica que a função apresenta um ponto de mínimo absoluto. O ponto de máximo, que é o vértice da parábola, tem coordenadas:(3,2)
Questão 16
Considere as funções reais de variável real f , g e h definidas por
0É CORRETO afirmar que:
a)
f (−1) + g(0) = 4
b)
f ( ) − h(2) = 7
c)
11 + h( f (−2)) = 8
d)
2 + f (g (−1)) = 9
Questão 17
 Escreva o ponto de máximo ou de mínimo da função  e o valor máximo ou valor mínimo.
a) f(x)=  y = x2 + 1        b)  y = x2 + x        
 
Questão 18

 Após várias experiências em laboratório, observou-se que a concentração de certo antibiótico, no sangue de cobaias, varia de acordo com a função y = 12x – 2x², em que x é o tempo decorrido, em horas, após a ingestão do antibiótico. Nessas condições, determine o tempo necessário para que o antibiótico atinja nível máximo de concentração no sangue dessas cobaias. 

a)O tempo necessário será de 3 horas.

 b)O tempo necessário será de 2

c)O tempo necessário será de 5 horas. 

Questão 19

Nos gráficos a seguir, diga se o gráfico é ou não de uma função de x.

a)


b)


c)


d)


e)



 

Questão 20

 Entre as equações abaixo, aquela que aceita o par ordenado ( 2, -3) como solução é:

a)
2x - 3y = 0
b)
3x + 2y = 0
c)
x + y = 0
d)
x + y = 1

Questão 21

Qual dos gráficos seguintes representa a função de 1o grau definida pela equação y = - 4x + 2?

 

a)
http://www.educandusweb.com.br/ewbco/portal/upload/xinha/APRIMEIRO.JPG
b)
http://www.educandusweb.com.br/ewbco/portal/upload/xinha/BPRIMEIRO.JPG
c)
http://www.educandusweb.com.br/ewbco/portal/upload/xinha/CPRIMEIRO.JPG
d)
http://www.educandusweb.com.br/ewbco/portal/upload/xinha/DPRIMEIRO.JPG

Questão 22

 

Qual é a equação do gráfico da função de 1o grau representado abaixo?

http://www.educandusweb.com.br/ewbco/portal/upload/xinha/funcaoquatrodois.JPG

 

a)
y = 4x + 2
b)
y = 2x + 4
c)
y = -2x + 4
d)
y = -0,5x + 4

Questão 23

 

O saldo de contratações no mercado formal no setor varejista da região metropolitana de São Paulo registrou alta. Comparando as contratações deste setor no mês de fevereiro com as de janeiro deste ano, houve incremento de 4 300 vagas no setor, totalizando 880 605 trabalhadores com carteira assinada.

Disponível em: http://www.folha.uol.com.br. Acesso em: 26 abr. 2010 (adaptado).

Suponha que o incremento de trabalhadores no setor varejista seja sempre o mesmo nos seis primeiros meses do ano.Considerando-se que y e x representam, respectivamente, as quantidades de trabalhadores no setor varejista e os meses, janeiro sendo o primeiro, fevereiro, o segundo, e assim por diante, a expressão algébrica que relaciona essas quantidades nesses meses é

 

a)
y = 4 300x
b)
y = 884 905x
c)
y = 872 005 + 4 300x
d)
y = 876 305 + 4 300x
 
 
e)
y = 880 605 + 4 300x

 

 

 

 

 

Questão 24

(OBMEP – RJ) O gráfico da parábola y = x 2  – 5x + 9 é rodado de 180° em torno da origem. Qual é a equação da nova parábola?

a) y = x 2  + 5x + 9

b) y = x 2  – 5x – 9

c) y = –x 2  + 5x – 9

d) y = – x 2  – 5x + 9

e) y = – x 2  – 5x – 9

              Questão 25

 As alturas das mulheres adultas que habitam certa ilha do pacifico satisfazem a desigualdade |(h-123)/22|<1, em que a altura h é medida em centímetros. Então, a altura máxima de uma mulher dessa ilha, em metros, é igual a:


 

Questão 26

 Dada a função f: IR →IR definida por f(x) = |3 – x| + 4, calcule:
a) f(8)
b) f(-1)


Questão 27

A alternativa que representa o gráfico da função f(x) = |x +1| + 2 é:

 

 

Questão 28

As raízes da equação |x|2 + |x| − 12 = 0

a) Tem soma igual a zero;
b) São negativas;
c) Tem soma igual a um;
d) Tem produto igual a menos doze;
e) São positivas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Questão 29

 

Resolva em IR a equação |x| + 2|x – 2|| = 2

(A) {–2/3, 2/3}
(B) {2}
(C) {0, -2}
(D) {–1, –1/3}
(E) conjunto vazio

 

Questão 30

 ||| x – 1 | – 3 | – 2 | = 0,podemos afirmar que
A) ela não admite solução real.
B) a soma de todas as suas soluções é 6.
C) ela admite apenas soluções positivas.
D) a soma de todas as soluções é 4.
E) ela admite apenas duas soluções reais.

 

 

                                                                                             Bom Trabalho!!!

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