Guia de estudo para o 9ºano
Questão
1
Quando se fala sobre a
origem do símbolo √ (radical),
as opiniões são bastantes controvérsias. Alguns atribuem essa descoberta aos
árabes e o seu primeiro uso a Al-Qalasadi, matemático do século XIV.
Porém, os primeiros registros do uso de radicais para solução de problemas
vieram dos Hindus. Eles utilizaram, a princípio, as regras de extração de
raízes quadradas e cúbicas, dando passos gigantescos nos meios resolutivos da
matemática.
Escreva simplificadamente::
a)
style='orphans: auto;widows: auto;-webkit-text-stroke-width: 0px;word-spacing:
0px' alt="exercicio_radiciacao1.gif (461 bytes)" v:shapes="_x0000_i1025">
b)
Questão
2
Esse relógio é o exemplo
de quando o índice não aparece no radical, isso indica que n = 2 e teremos uma raiz quadrada,qual o valor do
somatório dos valores desse relógio
Questão
3
Calcule:
a)
b)
c)
d)
e)
Questão
4
Um aluno resolvendo uma questão de múltipla escolha chegou
ao seguinte resultado ,
no entanto as opções estavam em números decimais e pedia-se qual a raiz
quadrada possível para se encontrar aquele número decimal, e, assim sendo,
procurou simplificar esse resultado, a fim de melhor estimar a resposta. Conclui,
com maior facilidade, que a opção para a resposta foi:
A)0,25
B)3,05
C)3,15
D)3,25
E) 3,35
A)0,25
B)3,05
C)3,15
D)3,25
E) 3,35
Questão
5
A expressão ,
é igual a:
a) ' alt="17\sqrt{3}" align=absmiddle v:shapes="_x0000_i1029">
b)
style='orphans: auto;widows: auto;-webkit-text-stroke-width: 0px;word-spacing:
0px' alt="3\sqrt{95}" align=absmiddle v:shapes="_x0000_i1030">
c) 0
d)
Questão
6
Questão
7
O número irracional está
compreendido entre os número
a) 2 e 3
b) 13 e 15
c) 3 e 4
d) 6 e 8
Questão
8
Considerando a
operação √9, assinale a alternativa correta:
a) 9 é o índice e 2 é o radicando.
b) 3 é o índice e 9 é o radicando.
c) 2 é o índice e 3 é o radicando.
d) 9 é o índice e 81 é o radicando.
e) 2 é o índice e 9 é o radicando.
Questão
9
A alternativa em que todos
os números são quadrados perfeitos é:
a) 1, 9, 25, 36, 49 e 100
b) 2, 16, 64, 81, 90 e 200
c) 2, 3, 7, 11, 13 e 17
d) 1, 8, 24, 36, 50 e 121
Questão
10
O resultado da operação 10√5 - 7√5 + √5 é:
a) 18√5
b) 4√15
c) 4√5
d) √5
e) 3√5
a) 18√5
b) 4√15
c) 4√5
d) √5
e) 3√5
Questão
11
Escrever a expressão na forma de um único radical.
Questão
12
O valor da expressão
numérica √1 + √4 + √9 + √16 + √169 é:
Questão
13
Calculando √64 + √36 -
√100, obtemos como resultado o número
a) 18
b) 45
c) 4
d) 5
e) 3
b) 45
c) 4
d) 5
e) 3
Prof. Diana eu não consigo ver as imagens....ajude-me.
ResponderExcluirAss. Gabriel Sathler 9ºano.