domingo, 1 de junho de 2014

Guia para av,2ºbimestre matemática 9ºano


1.Dada a função , determine:
y= x²-6x+8
a) suas raízes;
b) onde f(x) corta o eixo das ordenadas (y);
c) as coordenadas do vértice;
d) seu conjunto imagem.
2.Determine as coordenadas do ponto em que a função g(x) = 3x – 12 intercepta:
a ) o eixo das abscissas:





b ) o eixo das ordenadas:


3. Observe o gráfico da função h.
http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/ftd-gestor/media/132705_96790a677b7b81b548894eeacd780115.jpg
a ) A função h é crescente ou decrescente?

b ) O coeficiente a da função h pertence a que conjunto?
4.Em certo experimento observou-se a temperatura de uma substância no interior de um refrigerador, conforme mostra o gráfico.
http://s3-sa-east-1.amazonaws.com/ftd-gestor/media/132708_1f7f44aa2123618244a2d746814d7e99.jpg
a ) Qual era a temperatura inicial da substância?

b ) Após quantas horas a substância atingiu a temperatura de 0 ºC?
c ) Indique a função que pode ser representada por esse gráfico.
• ( ) t(h) = 5h + 10
• ( ) t(h) = \(-\frac{5}{2}\)h + 10
• ( ) t(h) = –10h + 4
5.Classifique as funções apresentadas em afim, linear, quadrática completa ou quadrática incompleta.
a) f(x) = –x2
b ) g(x) = 2x – 5
c ) h(x) = (7 + x)
2
d ) p(x) = 5x
e ) q(x) = x – 3 – x
2
f ) r(x) = (x + 1)(x – 1)

6.Dada a função V(t) = t2 – 3t – 1, calcule:
a) V(3)
b) V(0)
c) V(2)


7.Associe cada função à sua representação gráfica.
a ) f(x) = 3x
2
b ) f(x) = –3x
2
c ) f(x) = –3x
2 + 1
d ) f(x) = 3x
2 + 2
e ) f(x) = 3x
2 – 6x – 2
f ) f(x) = 3x
2 – x – 2




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